XII ENAPEGS

Interdisciplinaridade, inclusão, e extensão:
por uma conexão de saberes
entre teoria e prática

Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social

29 de Maio – 01 Junho de 2023

O XII ENAPEGS​

O ENAPEGS, Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social, é um evento elaborado pela Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS), e congrega pesquisadores de instituições de pesquisa, ensino e extensão e centros de desenvolvimento, de todas as regiões brasileiras. Além disso, o ENAPEGS conta com pesquisadores internacionais, principalmente da América Latina, da América do Norte e da Europa.

O evento encontra-se em sua XII edição, e vem crescendo em diversos âmbitos, como o número de trabalhos enviados, que em sua última edição foi de 450, além de contar com uma média de aproximadamente 550 participantes, englobando comissões científica, organizacional, pesquisadores, e apoiadores. Além disso, o evento congrega uma série de atividades, as quais destacam-se as sessões temáticas, mesas redondas, grupos de trabalho, oficinas, visitas de campo, feiras, dentre outros.

CONHEÇA A ESTRUTURA DO XII ENAPEGS

3

Atividades de extensão

5

Minicursos

14

Mesas redondas

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Áreas temáticas

Gestão Social: Sociedade Civil e Movimentos Sociais

Neste eixo procura-se reunir trabalhos que tratam sobre modos e formas de gestão social nas práticas ou ações gerenciais dos movimentos sociais

Gestão Social e o Campo de Públicas

O objetivo deste eixo é contribuir para a reflexão multidisciplinar do ensino, pesquisa e extensão no Campo de Públicas no Brasil, com foco na Gestão Social, que foi inserida nas DCNs de Administração Pública (Resolução CNE nº 1/2014) como uma das formações possíveis além da Administração Pública, Políticas Públicas, Gestão Pública e congêneres.

Gestão Social: Ensino, Pesquisa e Extensão

Este eixo constitui um espaço para reunir trabalhos que debatam sobre a formação em gestão social através do ensino e/ou extensão, bem como projetos, programas, ações de extensão que envolvam as relações universidade-sociedade.

Gestão Social no Contexto de Empresas e Mercado

Nesse eixo são bem-vindos trabalhos que tratam da gestão social no contexto organizacional, da responsabilidade social, de políticas de aplicação de medidas de compensação, ESG, Agenda 2030, além de manifestações da gestão social em espaços híbridos como negócios sociais.

Gestão Social de Políticas Públicas

Este eixo tem como objetivo reunir trabalhos sobre gestão social de políticas públicas, a partir de diferentes abordagens teórico-metodológicas que envolvam atores socias, da esfera pública e do mercado

Gestão Social e Território: Povos Originários e Comunidades Tradicionais.

Este eixo temático objetiva reunir reflexões acerca dos diálogos existentes entre povos originários e comunidades tradicionais, dotadas de significativo patrimônio cultural (imaterial e/ou material) e os aparatos de gestão social (in)existentes nos territórios que ocupam.

Gestão Social da Economia Popular, Social e Solidária

O objetivo deste eixo é reunir os trabalhos de pesquisa que tratam da gestão social das diversas formas de organização da economia social e solidária , entendida como modo de produção, de consumo e de organização do trabalho direcionado para a superação da pobreza e da exclusão social com base em processos de cooperação e solidariedade.

Gestão Social: Epistemologias e Metodologias

Este eixo propõe apresentar os resultados de pesquisas focadas na construção epistemológica da gestão social, explorando seus fundamentos teóricos e filosóficos, bem como as metodologias de pesquisa utilizadas, envolvendo a discussão sobre métodos e técnicas participativas das práticas de gestão social.

Gestão Social e Sustentabilidade

São temas desse eixo: Sustentabilidade, Desenvolvimento, Pós-Desenvolvimento e De-Crescimento; Desenvolvimento Humano, Bens Comuns, Bem Viver, Cultura e Modos de Vida na Sustentabilidade;

Gestão Social: Inovação e Tecnologias Sociais

Neste eixo, busca-se reunir trabalhos que relacionem os princípios da gestão social, suas características, metodologias e práticas, considerando como os processos participativos de coletividades procuram promover o desenvolvimento nos territórios em sua perspectiva multidimensional.

Articulação Crítica em Políticas Públicas e Gestão Social

Os caminhos possíveis de criticidade entre os estudos em políticas públicas e os estudos em gestão social vêm ganhando cada vez mais força teórica e metodológica com trabalhos que assumem a não-neutralidade dos processos de políticas públicas e de gestão social, particularmente no que concerne suas relações com os fluxos políticos mais amplos, bem como com específicos biopolíticos.

Corpos, emoções, artes e culturas na gestão social de experiências públicas

A gestão social de experiências públicas depende do reconhecimento e valorização das diversidades de sujeitos, suas múltiplas identidades, linguagens, subjetividades, corporalidades, emoções e espiritualidades, nos contextos de construção participativa.

Gestão Social, Agroecologia e Pesca Artesanal

Agroecologia e Pesca Artesanal Sustentável se pautam como categorias conceituais, elaboradas para orientar processos de compreensão das epistemologias que guiam as ações dos sujeitos implicados nessas categorias, em atividades ligadas à produção de alimentos.

Gestão Social, Gênero e Interseccionalidade

Gênero e interseccionalidade tratam-se de temas recentes na abordagem da Gestão Social, mas que têm mobilizado grande número de estudos, encontros, dossiês, cursos, periódicos e fóruns de discussão.

Organização: