BLOG DAs pautas do colegiado big

O Colegiado Territorial Rural das Baías da Ilha Grande e Sepetiba (Colegiado BIG) é considerado uma rede de atores da gestão do território, ele foi promovido na perspectiva da organização e do controle social para implementação de políticas de desenvolvimento territorial.

No Brasil, entre 2000 e 2016, existiu um Ministério do
Desenvolvimento Agrário (MDA). As políticas de
desenvolvimento sustentável foram integradas ao nível de
territórios rurais, a governança sendo atribuída a um colegiado,
recebendo apoio de uma equipe universitária.

GESTÃO SOCIAL E A BACIA DO RIO MAZOMBA:  ANÁLISE DE CASO DA ATUAÇÃO DO COLEGIADO BIG EM MAZOMBA

A participação social permite que ocorra um planejamento do desenvolvimento territorial (DT), que é uma atividade social. E no cenário político Brasileiro, Ramos et al. (2019) citam que a criação do MDA, implementou nas políticas de desenvolvimento territorial sustentável nas áreas rurais; e junto a governança, obteve-se a participação de colegiados locais à regionais, e da extensão universitária, criou-se a Secretaria de Desenvolvimento Territorial Sustentável; e nos anos 2000, fomentou os Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET).

RETROSPECTIVA

Pesquisa por Data de Publicação