Pesquisadores do PEPEDT visitam o Instituto Mazomba em Itaguaí (participante do Colegiado BIG)

23/01/2023

Rafaela Rosa Chaves Cardoso

No dia 12 de setembro de 2022 os pesquisadores do PEPEDT foram recebidos pela Sonira, membro do Instituto Mazomba em Itaguaí. Na conversa foram levantadas questões referentes ao histórico de Mazomba, e a sua referência em organizações tradicionais. O Prof.Lamounier Erthal Villela destacou sobre a Gestão Social exercida em Mazomba através das atividades desenvolvidas pelo Instituto Mazomba, no qual a Gestão Social passou a ter mais legitimidade no território, tornando-se referência no Observatório Territorial da BIG, através do compartilhamento de informações na escala da bacia hidrográfica, que são realizadas de maneira cartográfica.

Foram comentadas questões referentes o turismo em Mazomba que impacta o meio ambiente, as ocupações de terrenos, e o uso indevido da água, além da importância do resgate de fotografias do território de Mazomba, no qual, a cartografia e a certificação da origem dos produtos dos municípios, são fundamentais para caracterização territorial, contribuindo para elaboração de projetos ambientais.

Os encaminhamentos da visita técnica em Mazomba foram: Produção de dados  ambientais e sociais, para elaboração de cartografias para certificação de origem dos produtos dos municípios; e melhorias nos diálogos, na gestão social e no planejamento sistêmico para o território.