PEPEDT NA ECOBRJ 2022

23/01/2023

Isabella Dias de Carvalho

O ECOBRJ

OX Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro” (ECOBRJ), aconteceu entre os dias 30 de Novembro de 2022 a 03 de Dezembro de 2022 de modo presencial e virtual (transmissão simultânea) na cidade de Vassouras/RJ. Sendo seu tema “Rios em nossas vidas: O desafio de regular- A mobilização, comunicação e educação para regulação das águas”; o evento contou com cerimônia de abertura, mesa de debates, minicursos, visitas técnicas, apresentação de trabalhos técnicos-científicos e realização da Assembleia Geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacia Hidrográficas.

E o Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas é constituído pelos comitês da: Bacia Baía da Ilha Grande, Guandu, Médio Paraíba do Sul, Piabanha, o Baía de Guanabara, Lagos São João, Rio Dois Rios, Macaé e das Ostras, e o do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana. Sendo uma instância colegiada formada pelos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro legalmente instituídos. Sendo responsabilidade do Fórum Fluminense o fortalecimento dos comitês (FFCBH) como entes do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos – SEGRHI-, e ser um dos pontos de partida para a organização do Encontro Nacional de Comitês de Bacia (fonte: FFCBH).

ATIVIDADES DO PEPEDT NO ECOBRJ

O PEPEDT participou ativamente das atividades do ECOBRJ e apresentou um relato de experiência titulado “Gestão Social e a Bacia do Rio Mazomba: Análise de caso da atuação do colegiado BIG em Mazomba”. O mesmo ganhou muita atenção já que abordou a elaboração do colegiado BIG, o Pacto BIG e o uso da cartografia participativa como metodologia de análise de pesquisa voltada para a vulnerabilidade socioambiental da bacia do Rio Mazomba. Sendo um relato de sucesso quanto à gestão local de poder, em que os locais, os observadores e o PEPEDT, conseguiram identificar as áreas de maior fragilidade socioambiental, servindo como ferramenta de identificação para possíveis soluções quanto às suas demandas de curta, média e longo prazo.

Durante todas as atividades do X Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro, os pesquisadores perceberam que houve uma enfatização quanto à participação e controle social. Sendo estes conceitos repetidos várias vezes pelos palestrantes, ou subentendidos; possibilitando assim um convite a todos os presentes ao ENAPEGS (Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social).

E além das articulações feitas com os demais comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro, foi possível obter uma articulação com os comitês das bacias do Guandu e da Ilha Grande, quanto a possíveis ações extensionistas do PEPEDT, junto a estes, em seus territórios; sendo estas pautadas pelo Pacto BIG para o ano de 2023. Finalizando assim a participação do grupo no evento com novas  propostas de atividades, em sua agenda, para 2023.

Links: