Reunião ASSETUR e Comemoração de 166 anos da Estrada Imperial

19/05/2023

Andreia Pereira Ramos

A Associação dos Empreendedores em Turismo das Serras Históricas do Piloto e Matoso (ASSETUR) realizou, nesta terça-feira (16/05) no Empório da Barreira em Mangaratiba, a reunião com membros, colaboradores, atores locais e representantes do poder público, com intuito de discutir questões relevantes ao desenvolvimento turístico sustentável da região e celebrar o aniversário de inauguração da Estrada Imperial.

Na pauta da reunião, foram discutidas a situação atual da associação, bem como as atividades que estão sendo realizadas, a entrada de novos participantes e as propostas para planos futuros. Além da realização da Palestra sobre a importância da Estrada Imperial de São João Marcos pela professora e historiadora Mirian Bondim.

Ainda na ocasião, também foram debatidos a importância da criação de um calendário anual de eventos, incluindo as festividades e comemorações que já ocorrem na região como forma de promover a oferta turística local, a definição dos principais pontos turísticos dentro do circuito entre as Serras, e a criação de material gráfico da ASSETUR juntamente com a elaboração de um conteúdo responsável através das redes sociais.

Neste sentido, as iniciativas voltadas para estruturação do circuito de turismo que começaram de maneira local estão em um processo de estruturação e expansão, ganhando representatividade através da ação coletiva, na busca de reconhecimento do poder público para aplicação de políticas públicas.

Por fim, dentro dos informes ocorridos na reunião, Gabriela Angelo, secretária de Políticas Públicas para Mulheres no município de Mangaratiba realizou a divulgação do processo de reestruturação do conselho da Mulher no município no qual serão abertas cadeiras para diversos grupos, tais como: Mulheres da Terceira Idade, Mulheres Quilombolas, Mulheres do Movimento Feminista, Mulheres Pesquisadoras e Acadêmicas, entre outras. Dentro desta apresentação, a secretaria também fez o convite para a realização do Pré Fórum de criação do conselho, juntamente com a ASSETUR.

A Secretaria de Turismo de Mangaratiba apresentou alguns projetos que já estão em andamento, como: O Plano de Desenvolvimento do Turismo em Mangaratiba em parceria com o SEBRAE, Café com Negócios, compromisso com a criação de um mini guia de roteiros turísticos da Serra.

João Nilo, historiador, morador de Itaguaí e atualmente Secretário da ASSETUR apresentou, ainda, um mapa de circuito histórico na de São João Marcos, nas Serras do Piloto e Matoso, no qual identifica os principais pontos turísticos que integram um roteiro histórico da região.

Eduardo, representante do CODEMA de Rio Claro apresentou a proposta de Lei que está sendo discutida com intuito de incentivar o turismo nas Unidades de Conservação e que já está sendo discutida entre os vereadores da Câmara. Outra ação será o Curso de Guia local, que passou pelo conselho municipal, mas que ainda sofrerá ajustes para englobar a população de Rio Claro e de outras regiões da Serra. 

Convites: 

Projeto Um dia em Mangaratiba – Caminhada na Pedra do Urubu

Festival da Banana – Sábado (20/05)

Vale ressaltar que esta reunião promovida pela ASSETUR, juntamente com as parcerias do PEPEDT/UFRRJ, dos Quilombos e das Prefeituras, faz parte de um processo de mobilização coletiva que busca promover a atividade turística local de maneira colaborativa e sustentável.

Foto com os participantes da reunião

Compartilhe Com: