PARTICIPAÇÃO DO PEPEDT/UFRRJ NO XX ENANPUR 2023

Belém do Pará – 22 a 23 de maio

A pesquisadora do PEPEDT/UFRRJ e doutoranda Rafaela Cardoso apresentou o artigo com o título: “Controle e Conservação da água: Uma proposta de subcomitê da Bacia do Rio Mazomba parte do Comitê da Bacia do Rio Guandu” na Sessão Temática 07:[Socio] tecnologia para o planejamento urbano e regional no XII ENANPUR em Belém do Pará no formato presencial. O artigo tem como autoria de Rafaela Rosa Chaves Cardoso e coautorias de Patrick Maurice Maury; Isabella Dias de Carvalho; Lamounier Erthal Villela e Edmir Amanajás Celestino.

Este artigo comporta primeiramente uma retrospectiva das atividades de extensão universitária da UFRRJ em apoio ao Colegiado territorial rural da Baía da Ilha Grande, particularmente na bacia do Mazomba e em outras territórios identitários de Itaguaí, em seguida a estrutura colegiada local envolvendo as relações do Instituto Mazomba, com a secretaria de agricultura e pesca de Itaguaí, o comitê do parque estadual Cunhambebe, parte integrantes do processo de certificação da banana de Itaguaí e, finalmente o esboço de um modelo integrado de gestão social da sub-bacia que possa garantir a disponibilidade de água, em quantidade e qualidade a partir de um conjunto de serviços ambientais remunerados na forma de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) na forma de Lei. Esses serviços deverão ser dimensionados de maneira a garantir o atendimento dos requisitos e da  escala de produção necessários para a viabilidade da certificação, o ordenamento das atividades turísticas de base  comunitária e a organização das atividades de abastecimento e saneamento dispersas na bacia. Isto na forma de um arranjo produtivo local-APL estabelecido na forma de um contrato de gestão com o CBH Guandu.

Agradeço o apoio financeiro da CAPES-PROAP @proppg_ufrrj, ao PPGCTIA e PEPEDT.

Saiba um pouco mais sobre o XX ENANPUR:

“O tema “ANPUR 40 anos: novos tempos, novos desafios em um Brasil diverso” nasce da necessidade de revisão crítica da trajetória da associação. Trata-se da inclusão no debate tanto de outras perspectivas quanto à narrativa corrente sobre a urbanização, a questão urbana e o planejamento urbano e regional no Brasil, quanto à conjuntura de crise do Estado, persistência da agenda neoliberal, e ameaça à vida por degradação e injustiça ambiental. O problema geral do evento é a necessidade de esclarecer qual a contribuição do campo dos Estudos Urbanos e Regionais para o fomento à reconstrução, simbólica e produtiva, que o país precisa trilhar nos próximos anos. Os temas das Sessões Temáticas, Mesas Redondas e Sessões Especiais, além de abrirem espaço para reflexão crítica, fomentam um caráter propositivo, cujo resultado será registrado nos anais do XX ENANPUR, que tradicionalmente se apresenta como documento de referência para pesquisas científicas no campo dos Estudos Urbanos e Regionais. Nesta edição, espera-se que a reunião e o diálogo entre centenas de pesquisadores brasileiros, torne possível o reposicionamento do campo dos estudos urbano e regional no Brasil de modo mais compatível com a diversidade observada nas regiões e nos espaços urbanos do país, abandonando tentativas de construir sínteses gerais e homogeneizantes. Em sua vigésima edição, a estratégia metodológica adotada no evento envolve a organização de dez atividades principais:

1. Pré-evento: Oficina de Pós-Graduação;
  2. Pré-evento: Oficinas para o público geral;
  3. Conferência de abertura;
  4. Sessões Temáticas;
  5. Sessões Livres;
  6. Sessões Especiais;
  7. Mesas Redondas;
  8. Lançamento de Livros;
  9. Atividades Culturais. A Oficina e as mesas redondas terão atividades e temas com ênfase na periferia do Brasil, em especial na Amazônia.

Confira tudo no Site oficial do XX ENANPUR.

Confira algumas imagens do evento: