Visita ao Projeto Bacia Escola (UFF Angra dos Reis)

28 de Julho de 2023

Andreia Pereira Ramos

No primeiro dia da programação do ENAPEGS na prática (dia 15/05) o PEPEDT/UFRRJ se reuniu na UFF de Angra dos Reis com o Professor Doutor Anderson Sato que coordena o Projeto Bacia Escola e alguns moradores da região para discutir as atuais atividades do projeto junto da comunidade e qual a relevância da atuação da Universidade dentro do território, além de discutir as possibilidades de parceria entre a UFF e a UFRRJ.

O projeto foi criado em 2017 e pode ser entendido como um Núcleo Comunitário de Sustentabilidade (NCS) que consiste em um sistema hidrográfico ou bacia hidrográfica na qual são desenvolvidas pesquisas científicas, atividades de educação ambiental e gestão hídrica participativa. Anderson abordou algumas atividades recentes feitas pelo grupo do projeto como a elaboração do guia turístico para formulação de um roteiro de turismo pedagógico na região, no qual os pontos de visitação serão trabalhados na perspectiva da história local, juntamente com o potencial hídrico. Neste projeto o coordenador ressaltou a importância da parceria entre as universidades para capacitação de guias locais e reintrodução dos jovens no ambiente acadêmico e participação nestas atividades para a própria comunidade. Esta atividade integra um conjunto de ações em Educação Ambiental que vem sendo desenvolvidas pelo Bacia Escola desde sua criação.

Após a primeira parte do encontro, a temática da curricularização da extensão na graduação também foi abordada como uma possibilidade de atrair os alunos da universidade para elaboração de trabalhos de pesquisa e extensão dentro do Bacia Escola, elaborando ações como oficinas, minicursos, palestras e outras atividades de ampliação de divulgação do projeto.

A agenda, além de contar com a organização conjunta dos observadores do Observatório Territorial da Baía da Ilha Grande (OT-BIG), teve apoio da FAPERJ e colaboração de diversos atores locais, os quais destacam-se o Parque Estadual da Ilha Grande, o Coletivo Educação Solidária, o Projeto Bacia Escola/UFF, , a ASSETUR, o CEADS/ECOMIG/UERJ, o OTSS/FIOCRUZ, o Instituto Mazomba, o Quilombo do Campinho, o Quilombo Santa Justina e Santa Izabel, o Fórum de Comunidades Tradicionais, dentre outros.