ENAPEGS NA PRÁTICA- IDA A MAZOMBA

26 de Junho de 2023

Isabella Dias de Carvalho

ARTICULAÇÃO DO PEPEDT/UFRRJ COM COLABORADORES DE MAZOMBA EM ITAGUAÍ

No dia 20 de Julho de 2023, em Mazomba, no distrito de Mangaratiba, em Itaguaí, foi realizada uma visita do PEPEDT no território. E estava presente os representantes da Cooperativa de Agricultores Familiares de Itaguaí (COOPAFIT) e o Instituto Mazomba, além da participação do Cabbet Araújo, proprietário do sítio Liberdade, que vende produtos orgânicos e promove também atividades e demais eventos que possuem como base o turismo sustentável e a consciência ambiental.

E para dar início a visita de campo e o ENAPEGS em Prática, professor Patrick Maurice Maury agradeceu os presentes pela recepção aos pesquisadores do PEPEDT/UFRRJ, apresentando a devolutiva do mapa das microbacias do Rio Mazomba, e a importância do planejamento territorial na unidade de Microbacias. E em seguida à estagiária Andreia Pereira Ramos apresentou o ENAPEGS em prática e a autorização do uso de imagem, para logo mais serem disponibilizadas no canal do youtube do PEPEDT/UFRRJ.

• DELIMITAÇÃO DAS MICROBACIAS DO RIO MAZOMBA

A devolutiva do mapa, elaborado com base nos dados obtidos pela visita do dia 08 de Maio de 2023, promoveu possíveis discussões quanto ao uso dos recursos hídricos na escala de microbacia (1:25000) no local. Sendo um aspecto físico que delimitada os divisores de água, que são drenados para um curso de água principal, podendo agregar um aspecto social, como uma unidade de planejamento de uso e conservação do solo (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Estado do Paraná, 2023).

E através da elaboração dos mapas e participação social, o PEPEDT/UFRRJ procura modelar futuros Pagamento de Serviços Ambientais (PSA), que permitirá aos produtores familiares ganharem uma renda extra visando a preservação das nascentes em suas propriedades/posses. Influenciando assim na coesão territorial para um Desenvolvimento Territorial Rural Sustentável e participativo.

E para tal coletou novamente pontos georreferenciados no sítio Liberdade e vizinhança, para em breve ter mais debates do PEPEDT e colaboradores quanto a gestão hídrica sustentável em escala de microbacia e possíveis futuros projetos cooperativos entre os atores citados visando políticas públicas de desenvolvimento rural à nível local.

Trazendo por fim a importância da cartografia participativa no planejamento espacial e seu reflexo nas atividades econômicas da região, como o turismo de base comunitária. Permitindo assim ações de curto a longo prazo aos locais, valorizando seu território, reconhecendo suas fraquezas e pontos a serem melhorados.

Instituto Mazomba

COOPAFIT