Reunião do Colegiado BIG - Setorial com o Coletivo Educação Solidária

17 de Junho de 2023

Apresentações

No dia 17/06 no período da tarde, ocorreu a reunião do Colegiado Setorial Rural da Baía da Ilha Grande com os pesquisadores do PEPEDT e com o Coletivo Educação Solidária. Esta reunião setorial fez parte das atividades do XII ENAPEGS na prática e focou nos problemas específicos de cada localidade em que o PEPEDT atua. A reunião que ocorreu na Vila do Abraão na Ilha Grande com o Coletivo Educação Solidária e os pesquisadores do PEPEDT, teve como objetivo escutar as dificuldades e o andamento do grupo Educação Solidária, e a seguir, promover encaminhamentos. Além da reunião na Ilha Grande, o PEPEDT deslocou-se para a Vila do Abraão com o intuito de trazera devolutiva da dissertação de mestrado do Nicholas Mendes,membro e pesquisador do PEPEDT.

O grupo Educação Solidária fortaleceu-se no período pandêmico do covid-19, no qual o PEPEDT contou com diversos depoimentos dos moradores em encontros anteriores. O objetivo do bate-papo nesta reunião foi trocar diálogos e experiências, além de compreender de que forma a economia solidária pode ser inserida em outros territórios, e qual seria a perspectiva do grupo Educação Solidária em relação ao seu processo de institucionalização. Foram observados pelos pesquisadores do PEPEDT que os problemas tanto no território de Itaguaí – RJ como na Ilha Grande – Angra dos Reis se repetem, são situações em que os moradores locais passam por processos em que a sociedade civil tem se concentrado em construir ações sustentáveis por intermédio de apoio dos poderes públicos locais. Os poderes locais além de não contribuírem no fortalecimento e no desenvolvimento destas ações, acabam prejudicando no processo.