32ª reunião do colegiado BIG

Autores: Álvaro Augusto Veloso Theodoro, Igor Friedrich Hochstatter, Darvyn V.S.F. Tavares

Desenvolvimento Sustentável e Inclusão: Desafios e Soluções na Região da Baía da Ilha Grande

A 32ª reunião do colegiado BIG foi marcada por discussões relevantes sobre a conjuntura atual do Rio de Janeiro em relação à falta de incentivo às pesquisas de desenvolvimento territorial e políticas públicas. A região da Baía da Ilha Grande, que engloba os municípios de Seropédica, Itaguaí, Mangaratiba, Rio Claro, Angra dos Reis e Paraty, enfrenta desafios críticos relacionados à desigualdade de oportunidades e à desinformação. A falta de acesso a informações precisas prejudica o desenvolvimento social, principalmente nas áreas rurais com infraestrutura de comunicação deficiente.

Para enfrentar esses desafios, é vital adotar uma abordagem de desenvolvimento sustentável que envolva as comunidades locais no processo de tomada de decisões, e nesse contexto, a conferência foi realizada para ouvir as demandas atuais e os problemas regionais, reunindo algumas lideranças regionais e membros do colegiado para um debate
Foi discutida a necessidade do poder público, que deve adotar uma política de incentivo ao desenvolvimento multilateral. As áreas de preservação desempenham um papel crucial na conservação da biodiversidade, beneficiando a agricultura local e oferecendo oportunidades de emprego, como o turismo. Os megaempreendimentos representam um sério risco a essas atividades, sacrificando a coesão territorial dos agentes locais e seus modelos de produção. A garantia da autonomia econômica dos agentes locais só pode ser alcançada com a participação social, que é essencial para garantir que políticas regionais e programas de desenvolvimento atendam às necessidades das pessoas que vivem nessas áreas marginalizadas, ações essas, que vêm sendo negligenciadas pelos poderes públicos.

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) desempenha um papel crucial na promoção do desenvolvimento sustentável na região. Seus projetos de extensão e pesquisa acadêmica fornecem dados e conhecimentos que podem informar (basear) políticas públicas e práticas que beneficiem as comunidades locais. No entanto, essas iniciativas enfrentam desafios financeiros e logísticos, exigindo colaboração contínua e investimento.

Além disso, o colegiado BIG destacou a importância de abordar as áreas de exclusão, onde a aceleração das disparidades econômicas e a acumulação de capital representam desafios críticos. A promoção do desenvolvimento sustentável e da inclusão econômica é fundamental, com a distribuição equitativa de recursos e oportunidades como meta.
A 32ª reunião do colegiado BIG destacou a necessidade de adotar uma abordagem mais  direta para enfrentar os desafios de desigualdade, desinformação e áreas de exclusão na região da Bacia da Ilha Grande. A colaboração entre os participantes foi muito importante para a elaboração de um documento oficial, a “ Carta do colegiado BIG de retomada das políticas de desenvolvimento territorial ”, que será encaminhada para o principal órgão regional, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, como forma de chamar atenção das entidades competentes dos problemas regionais que vem se intensificando.